E o tal efeito sanfona?

Você começa a se olhar no espelho e passa a não gostar do que vê, se pesa e acha que está com alguns quilos a mais, faz uma busca na internet e começa a seguir algumas dicas que leu por lá, muitas das dicas diziam para você cortar o pão, o carboidrato, não jantar e tomar um shake. Em alguns dias você já começa a ver diferença no peso, muitas vezes na primeira semana você já elimina uns 2kg e com isso passa a acreditar que o caminho da restrição é o correto.

O que você não sabia é que depois de algumas semanas estaria super enjoada de comer o mesmo alimento todos os dias e que sua ansiedade iria aumentar, com isso você passaria a beliscar mais durante o dia e a se sentir super culpada por isso. Logo, você não sabia que iria engordar os quilos perdidos novamente!

sanfona

Quem aqui nunca passou por uma situação parecida com essa? Dieta restritiva, emagrecimento e ganho de peso novamente!

Quando falamos que dieta não funciona, não estávamos dizendo que ela não emagrece, com certeza fazer dieta, ainda mais restritiva, emagrece, porém é muito difícil manter o peso conseguido após muita restrição.

Quanto maior for a restrição, mais o corpo tenta se proteger, os sinais de fome e saciedade ficam prejudicados, você pensa mais em comida, come mais, come pior, come com culpa e a culpa faz comer mais ainda. É possível que nessa hora você pense em fazer uma nova dieta pensando “quem sabe essa dê certo”! Infelizmente a chance de ter os mesmos problemas é imenso.

E como resolvemos isso? Mudança de comportamento! Você precisa mudar a forma de viver, isso mesmo! Estar saudável é mudança de estilo de vida, é praticar atividade física, não estou falando aqui de ir para academia somente, estou falando de ser ativo no dia-a-dia, subir escadas, andar, estacionar o carro mais longe, coisas do tipo, além de voltar a se conectar com seu corpo, perceber sinais de fome e saciedade, melhorar o relacionamento com a comida, comer com atenção, devagar, cozinhar e dormir bem.

Se você deseja emagrecer, precisa entender o que te fez engordar, quais são as causas. Somente tratando a causa é que teremos resultado!

“Mude
Mas comece devagar, porque a direção
é mais importante que a velocidade.”

Edson Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s