E a dieta Low Carb?

Quem aqui tem medo de carboidrato? E quem já fez alguma vez uma dieta retirando-os totalmente ou parcialmente? Vejo que a cada dia o medo do consumo dos carboidratos vem crescendo e achei importante dizer o que penso sobre ele.

Ainda recebo muitas perguntas sobre o consumo de carboidratos. Posso comer macarrão ou arroz depois das 18hs é a mais frequente delas, e a minha resposta para essa pergunta é: SIM!

CARBOIDRATOS

Primeiramente eu quero que todos saibam que eu amo carboidrato. Ele é um nutriente muito importante para nossa saúde, é ele que dá toda aquela energia tanto para os músculos como para o cérebro. Então, esqueçam a carbofobia, ok? Nada de ter medo do pobre coitado.

Mas o que seria essa “dieta low carb”? É uma dieta em que diminuímos o consumo de carboidratos para em média 45% do consumo total de alimentos no dia. O que não seria nada absurdo, é um valor aceitável dentro de um equilibro nutricional dependendo do estilo de vida da pessoa, porém o que vemos por aí é uma restrição quase que total do consumo de carboidratos somados a um excesso no consumo de proteínas, restrição de grãos, lactose, glúten, frutas (pasmem, até fruta o pessoal quer cortar). consumo exagerado de bacon, óleo de coco, manteiga, creme de leite sem limites, etc.

Na maioria das vezes esse low carb não deixa de ser mais uma dieta restritiva que tem data para começar e data para terminar, afinal quem consegue viver sem comer carboidrato?
Em relação ao emagrecimento, diminuir um pouco o consumo do carboidrato pode ser uma estratégia, mas não da forma como vejo por aí. O que acontece é que, de um modo geral, comemos mais carboidratos do que precisamos, daí vem a fama de engordar. Mas o carboidrato se for consumido dentro de proporções bacanas não vai atrapalhar o emagrecimento. Quanto comer? Um profissional pode te ajudar a avaliar isso, colocando os carboidratos nos momentos em que você necessita de mais energia e diminuindo um pouco em outros momentos. Temos também como retardar um pouco a absorção dos açúcares presentes nesses alimentos, tudo sem neura, com alimentos mais naturais e principalmente com prazer. Varie sempre sua alimentação, priorize os alimentos in natura, diminua os ultraprocessados e esqueça as restrições. Sua vida não precisa ser 8 ou 80, equilíbrio é a palavra-chave.
Agora me conta, como é sua relação com os carboidratos? Já tentou eliminá-los? Como foi a experiência?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s