Posso consumir doces se quero emagrecer?

A maioria dos meus pacientes me questiona sobre doces, me falam que possuem muita dificuldade em parar de comer os doces e que são “viciados”, colocam toda a culpa do ganho de peso nos doces. Mas eu te pergunto, será mesmo que os doces são os grandes vilões de uma boa alimentação? Será que eles realmente nos engordam tanto?

Primeiramente, não pensem nos alimentos como vilões e mocinhos, ok? Não existe alimento bom ou ruim, existe alimento e comida. O que realmente vai fazer a diferença é a frequência e quantidade de ingestão desse alimento.

O doce pode e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada, muitas vezes o grande problema é que não queremos comer doce de jeito nenhum e acabamos criando uma fixação por ele, quanto mais a gente pensa que não pode alguma coisa, mais a gente quer!

Então, relaxe, coma o seu docinho, cuidado só com a quantidade, realmente não é legal comer uma barra de chocolate de uma vez!

E como eu diminuo a vontade de comer doce, nutri?

A primeira dica que eu dou é, diminua o consumo aos poucos, tem gente que come chocolate todos os dias e de repente resolve tirá-lo completamente de sua vida, alguém tem alguma ideia do que vai acontecer? Em pouco tempo o chocolate vai virar uma obsessão e na primeira oportunidade a pessoa vai comer todo o chocolate que tiver disponível e mais um pouco, quando a gente começa restringindo algo a tendência é essa, lembre-se que restrição gera compulsão.

Então, diminua aos pouquinhos, primeiro a quantidade e depois a frequência, se você costuma ter uma barra grande de chocolate disponível, prefira uma menor, depois tente comer o chocolate um dia sim e outro não em vez de comer todos os dias.
Vá diminuindo também, gradativamente, a quantidade de açúcar que você coloca nos alimentos, nós temos um paladar muito adocicado e temos a tendência de gostar de tudo muito doce, quando você diminui a quantidade de açúcar o nosso paladar vai mudando e você começa a apreciar novos sabores.
E o adoçante, posso substituir?  Nãooooo, diminua a quantidade de açúcar, eu quero que você mude seu paladar, ok? Depois venho em outro post falar sobre os adoçantes!!

E você, conta pra mim, gosta muito de doce? Tem muita dificuldade em diminuir o consumo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s